Somos tão jovens

Os dois primeiros sinais que me mostraram que eu estava envelhecendo aconteceram há mais ou menos três anos.

O primeiro foi quando fiz a viagem para Cusco no Peru. Eu estava sozinha, mas conheci uma turma de brasileiros, arranjei namorado, fui para a balada todos os dias e me entreguei completamente à viagem. Eu era a Amanda mais feliz que você poderia ver.

Em uma das noites, no bar do hostel, um dos brasileiros que eu havia conhecido me perguntou: “Quantos anos você tem? Porque eu queria saber até que idade eu vou poder fazer isso de ficar viajando, curtir a vida e tal”.

Eu havia acabado de completar 31 e ele devia ter uns 24. Então, foi ali no bar de um hostel, com uma cerveja na mão que eu me dei conta: eu havia envelhecido e estava na cara.

Mais ou menos nessa época veio o segundo sinal – uma ruga na testa. Ruga que começou a aparecer nas fotos e que fica mais marcada ainda assim que acordo. As pessoas dizem que exagero, mas não negam: ela está ali. E o pior, me incomoda.

Pode parecer uma coisa óbvia e vocês devem estar pensando: “Ué, Amanda, você achou que nunca fosse envelhecer?”. Eu sabia que iria. A gente até brinca com as amigas dizendo por aí o insignificante “to velha para essas coisas”. Insignificante porque a gente nunca se sente realmente velha quando fala.

E é sobre isso que eu queria falar: a diferença entre se sentir velha e envelhecer de fato.

Ninguém é velho

Pode ser que eu esteja errada, mas acho que ninguém se sente velho. Nem aos 30, nem aos 50, nem aos 60 e assim vai. Porque sempre disseram pra gente que velho é uma coisa que não achamos que somos: uma mistura de incapaz com gagá. Nunca nos sentimos assim (até mesmo quem é gagá não sabe que está gagá, então não sente nada). Enquanto estamos fazendo o que temos vontade está tudo certo. Pode ser ler um livro, fazer uma viagem, jogar dominó na praça, nadar ou ir até o supermercado. E graças ao desenvolvimento psicológico humano a gente sempre tem vontade de fazer aquilo que se é capaz. Então está sempre tudo certo.

A gente só sente que está envelhecendo quando algum fator externo nos aponta. Pode ser uma ruga que aparece, o desejo de engravidar quando já não se pode mais, andar de ônibus de graça, alguém te oferecer um assento de idoso quando você nem está se achando um idoso e assim vai. É sempre algo de fora que vem avisar que estamos envelhecendo.

Redefinindo o envelhecimento

Já faz algum tempo que penso sobre esse assunto. Eu não gosto de ficar achando que existe idade para fazer as coisas que se tem vontade. Eu faço o que tenho vontade de fazer sem me importar com a idade.

Exemplo: hostels sempre foram vistos como lugares para a galera na casa dos vinte. Eu vivo me hospedando neles e encontro várias pessoas da mesma idade ou mais velhas (uma vez dividi o quarto com um casal de finlandeses que deveria ter uns 70 anos).

Outra coisa. Estou aqui, aos 33 anos sem a menor vontade de ter filho. Minhas amigas estão procriando e eu não estou nem aí com essa história de ‘relógio biológico’. Não tenho vontade de ter filhos hoje. E se tiver no futuro, eu prefiro adotar um.

Mas eu escolho a hora. Não deixo que ela escolha por mim.

Pois eis que hoje estou comendo um pão na chapa na padoca da esquina quando olho para a TV ligada à minha frente passando Ana Maria Braga. E não é que ela falava do mesmo assunto? Como as pessoas nos enxergam com relação à idade.

Para ilustrar, transmitiram provavelmente o melhor vídeo da história do programa da Ana Maria.

(infelizmente não consegui uma versão legendada como a que ela transmitiu. Se alguém achar, me manda. Mas se você assistir já vai entender)

A descrição do vídeo no youtube resume muito bem do que se trata o vídeo:

“Quantos anos tem alguém que você considera velho? Nós perguntamos isso a pessoas da geração y e pedimos a elas que nos mostrassem como alguém “velho” se parece (os jovens mostraram o estereótipo do velho que não consegue andar). Em seguida, apresentamos a eles algumas pessoas “velhas”. Veja o que acontece quando as pessoas abandonam sua ideia ultrapassada do que é ser velho e abraçam a ideia de que envelhecer não é sobre ser diminuído – é sobre crescer”.

O fim do vídeo é emocionante, com as pessoas mais velhas fazendo coisas incríveis e ensinando aos mais jovens diversos movimentos de pilates, dança, boxing e outras coisas que sabem fazer lindamente.

O vídeo termina com uma mensagem importante: “Redefina o que significa envelhecer”.

Quando eu assisti, fiquei pensando que por mais que façamos um esforço tremendo para nos mantermos ativos, jovens – exercício físico, planos, sonhos – ainda existe uma incompatibilidade entre a maneira que nos sentimos com a maneira que os outros nos enxergam.

O video é lindo e todos os caras da geração y representam o que aquele menino de 24 anos me perguntou no hostel quando eu tinha 31. Um espanto ao ver que eu, mais velha, ainda estava viajando e curtindo a vida numa idade que ele acredita que eu já deveria estar em casa com marido e filhos (aliás o tempo passou e eu continuo viajando mais do que ele, não casada e sem filhos. Minha vida, minhas regras. E preciso esclarecer que sei que o menino não falou por mal e que não guardo rancor. Viramos amigos e estávamos bebendo juntos no último carnaval. Só citei ele aqui porque é um bom exemplo para tudo isso que eu queria explicar)

Enfim… Não sei se há como mudar a cabeça das pessoas para que elas redefinam o que é envelhecer. Mas a campanha é uma bela tentativa a ser espalhada por aí.

A melhor coisa a se fazer, já que não podemos controlar o que os outros pensam, é controlar o que nós pensamos. O que faz você se sentir jovem?

Para cada um isso funciona de um jeito. Eu não sei o segredo de algumas pessoas para se sentirem (e muitas vezes parecerem) mais jovens. Mas sei o que funciona pra mim.

O segredo da (minha) juventude

Viajar e desbravar o mundo sem medo definitivamente é uma delas. Pessoas corajosas sempre parecem mais jovens, já percebeu?

Também cuido da mente. Sou antenada, gosto de saber o que está acontecendo, participar de algumas discussões e devorar livros.

Namoro um cara sete anos mais novo. Isso aconteceu sem querer, mas naturalmente me deixa mais jovem (os assuntos, a disposição, as amizades).

Me sinto mais jovem ainda quando vou ao Tomorrowland com meu namorado, curto o festival mais do que eles e vejo que está cheio de gente da minha idade.

O fato de não me preocupar em casar e não desejar filhos também acaba me auxiliando na juventude – claro que não fiz essas opções para parecer mais jovem, mas acaba acontecendo.

O espírito livre ajuda. Aliás, acho que é o que mais ajuda. Essa coisa de fazer o que me dá na telha (taí uma gíria idosa) e não me preocupar com o que os outros pensam, me deixa livre para ser o que eu quiser. Liberdade é juventude.

Poderia ficar aqui citando uma lista de coisas. Mas é hora de você praticar a sua juventude. Pode ser gostar de ir à praia, tomar sol, fazer esporte, dançar até o chão, ouvir Justin Bieber e até ler livro de vampiro.

O que importa é cuidar da própria cabeça para que “ser jovem” deixe de ser uma preocupação, perca seu sentido literal e passe a significar algo muito mais leve – “ser feliz”.

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

[button link=”http://www.segurospromo.com.br/p/amandaviaja/parceiro?tt=resolvasuaviagem” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]SEGURO VIAGEM
todos com desconto[/button] [button link=”http://www.easysim4u.com/?sourceCode=amandaviaja” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]CHIP DE CELULAR
internet ilimitada[/button][button link=”https://www.booking.com/index.html?aid=1208348″ icon=”home” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]HOTÉIS
hostels, pousadas[/button] [button link=”https://www.viajanet.com.br/?utm_source=(www.amandaviaja.com.br)&utm_medium=post%20patrocinado&utm_campaign=(vari%C3%A1vel)&utm_content=(vari%C3%A1vel)” icon=”plane” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]PASSAGENS AÉREAS
em até 10x[/button][button link=”https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=899″ icon=”road” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x[/button][button link=”http://www.airbnb.com.br/c/anoventa” icon=”star” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]AIRBNB
ganhe R$130[/button]