Tudo aquilo que eu sempre imaginei sobre fazer um safári, o Sabi Sabi foi lá e superou. Os lodges ficam incrivelmente no meio da savana! Não há cercas que separam você dos animais – quem sabe você não encontra uma girafa na janela do seu quarto?! Eu não vi a girafa na porta do meu quarto, mas encontrei um elefante passeando por ali durante o café da manhã.
As possibilidades de encontrar animais por todo lado são imensas. Desde o momento em que você entra na reserva Sabi Sands a caminho do seu lodge. Aliás, para chegar lá peguei um voo de Joanesburgo até o Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga e então um transfer do Sabi Sabi de duas horas (você pode ver aqui todas as maneiras de chegar lá).
O Sabi Sabi fica no Sabi Sand Game Reserve, integrado geograficamente ao Kruger National Park. E quando eles me convidaram para conhecê-los, eu não pensei duas vezes.
Os lodges
São quatro lodges para você escolher onde quer ficar que representam o ontem, o hoje e o amanhã. Todos são muito privados, muito grandes e luxuosos. É daquele tipo que você entra no quarto e pensa: “quero essa decoração na minha casa”.
Ontem
O ‘ontem’ é representado pelo Selati Camp, o favorito de quem vai para lua-de-mel. A decoração lembra realmente o passado, com o tema ferroviário, cadeiras e mesas mais rústicas. Para você ter noção, eles inauguraram o lodge sem luz elétrica para manter o clima. À noite, o lodge é iluminado por lanternas a óleo, pela fogueira e pela lua. Mas, não se preocupe, todos os quartos possuem ar condicionado.
Hoje
Representando o tempo atual estão o Bush Lodge e o Little Bush Camp. O Bush Lodge foi onde me hospedei por uma noite. Além de todo o conforto, eles têm comida que não acaba mais. Tudo muito delicioso! É o lugar ideal se você vai com a família. Eles possuem até um ambiente somente para crianças chamado de Elefun (adorei o nome!). Ouvi dizer que quando o Príncipe Williams foi fazer o safári, ele fechou o lodge inteiro só pra ele. Não é bobo, né gente?!
O Little Bush, como o nome diz, é um pouco menor que o Bush Lodge, mas não fica devendo do conforto e maravilhosidade. É um lodge bacana se você vai em grupo.
Amanhã
O Earth Lodge roubou meu coração. Todos são muito maravilhosos. Mas eu achei o Earth Lodge o mais impressionante. Fiquei pensando: “poxa, como os caras tiveram a ideia de fazer algo tão diferente assim?!”. Este lodge faz parte da National Geographic Unique Lodges of the World e é 100% integrado à natureza. E isso é muito impressionante. Os quartos são gigantescos, com todas as paredes feitas de pedra só que ao mesmo tempo muito luxuoso e confortável. É difícil explicar o Earth Lodge porque ele é muito diferente de tudo o que eu já vi por aí. Todos os quartos tem uma piscina privada na área externa, um chuveiro extra também na área externa. É demais! Demais…
Refeições
O sistema do Sabi Sabi é all inclusive e com muita qualidade. Você acorda às 5 da manhã para fazer o safári e tem um breve café da manhã te aguardando. Retorna por volta das 10h e um grande café da manhã te espera. Depois vem o almoço maravilhoso com diversas opções. À tarde, antes do próximo safári, tem um chá da tarde te esperando (quero ver você resistir aos doces do Bush Lodge). E à noite, retornando do safári, você tem um jantar na companhia do seu ranger e grupo numa área externa do lodge, com direito à fogueira e tudo. O papo é tão bom, o clima é tão gostoso que não dá vontade de acabar nunca.
O safári
Se prepara para a ação: tem um safári logo cedo, saindo às 5h30 da manhã e outro no fim da tarde. Pela manhã, o ranger bate na porta do seu quarto para que você acorde e corra para tomar um café fresquinho. Se estiver friozinho, não se preocupe – todos os jeeps possuem uma cobertinha pra você. Se chover, também não se preocupe – há capa de chuva para todo mundo (e mais emoção também).
Dá para você fazer também o walking safári, que é uma caminhada pela manhã acompanhada do seu guia. Eu, infelizmente, não tive tempo de fazer. Mas é um motivo para voltar.
Não posso deixar de dizer o quanto os rangers, trackers e todos os funcionários do Sabi Sabi são legais, atenciosos e inteligentes. Eles sabem tudo sobre a região, sobre os animais e são de uma simpatia e atenção que nem parece que eles respondem as mesmas perguntas todos os dias.
Veja aqui como foi o meu safári.
Para mais informações: http://www.sabisabi.com/