É frustrante quando queremos viajar e por alguma razão não podemos. Isso acontece principalmente quando não temos dinheiro e/ou ainda somos estudantes e dependentes da família. Comigo não foi diferente. Eu não viajo desde sempre e e tive os mesmos problemas da maioria das pessoas para isso acontecer. No entanto, hoje em dia, tenho uma coleção de viagens e tornei isso como minha prioridade de vida.
Gostaria de dividir a minha história com você e mostrar que ter paciência e perseverança são essenciais para quem quer viajar mas ainda não pode.
Como tudo começou
Família
Minha família nunca viajou muito portanto não posso considerá-los uma influência nesse sentido. Se fossem viajantes, talvez eu tivesse viajado muito mais ou, pelo menos, teria “aprendido” o quanto viajar é bom desde cedo. Mas não foi o caso. No entanto minha primeira viagem internacional foi com a minha família, aos 13 anos, pra Disney. Foi legal. Mas eu era imatura ainda para entender o que era uma viagem. Depois disso, nunca mais fizemos uma grande viagem juntos.
Aos 15 anos eu cheguei em casa com um panfleto sobre um intercâmbio pra Austrália. Eu achava legal essa ideia do intercâmbio, mas meus pais não me deram atenção e isso nunca aconteceu. Fazer o que? Quem tem dinheiro manda e, como eu não era independente ainda, só me restava aceitar essa condição e postergar a ideia para mais tarde.
Faculdade
Eu fui fazer faculdade fora da casa dos meus pais e estava absolutamente curtindo esse momento: morar longe de casa pela primeira vez, em república de estudantes, festas, novos amigos, etc. As minhas únicas viagens eram para congressos e eventos estudantis pelo Brasil. Mas em algum momento da faculdade me tornei amiga de uma professora que me contou que havia passado um tempo estudando nas Ilhas Canárias, na Espanha. Contou várias histórias divertidíssimas e ali acendeu uma luz dentro de mim. Junto a isso se somava o fato de que eu não gostava do meu curso e a maneira de fugir dele seria estudar qualquer coisa no exterior. Pesquisei sobre alguns programas de intercâmbio e descobri que minha universidade tinha um convênio com a Universidade de Minnesota, nos EUA. Então me decidi: passaria o último ano da faculdade me concentrando para me inscrever e ser aprovada nesse programa.
Intercâmbio
Dois meses depois que me formei, aos 24 anos, recebi a notícia de que havia sido aprovada para o programa da Universidade de Minnesota e em um mês estava morando, estudando e trabalhando como trainee em uma empresa nos EUA. Eu tinha 24 anos e a partir daí me tornei independente, tinha meu dinheiro e poderia fazer o que quisesse. Foi quando comecei a viajar de verdade.
E o que eu tenho pra dizer a você que quer viajar agora mas não pode:
Tenha paciência
Eu sei que você está desesperado para viajar. Mas para viajar, algumas coisas devem ser planejadas e acertadas com antecedência. É importante analisar o momento da sua vida. Você pode ainda ser estudante e não ter dinheiro para ir. Ou você pode estar trabalhando e não ter tempo (e dinheiro) para viajar. É importante que você se organize e se planeje para ir no melhor momento. Não adianta se desesperar. Só adianta se planejar.
Entenda a preocupação da sua família
Se você ainda mora com seus pais e/ou é dependente deles, infelizmente não tem como não dar muita satisfação. Os pais sempre estarão preocupados. Eu tenho 31 anos, moro sozinha, sou independente, morei fora do país por 4 anos, viajei para um monte de lugares e mesmo assim meus pais continuam me dizendo antes de qualquer viagem: “Liga pra gente quando você chegar lá”. E eu ligo. E quando era estudante e dependente, eu não tinha nem coragem de dizer “pai, me dá dinheiro para eu viajar com meus amigos pra Europa? Ou pra Argentina? Ou pra qualquer lugar?” porque sabia que a resposta seria não. No entanto, hoje estou aqui, feliz da vida, viajando um monte. As coisas acontecem mais cedo ou mais tarde quando você as tem como objetivo.
Seja independente
Ok, é bom ser paciente e entender a família. Mas melhor do que isso é ser independente. Claro que independência não acontece exatamente quando a gente quer, mas facilita a vida do viajante. Quando estava na faculdade, por exemplo, era impossível trabalhar, mas eu ganhava uma bolsa de estudante que guardei para viajar. No entanto, só consegui me tornar independente depois que me formei e fui trabalhar. E independência era tudo o que eu queria.
Mantenha-se focado
Se você tem como objetivo fazer uma viagem ou morar fora do país mas esse não é o melhor momento, mantenha-se focado no seu objetivo. O foco faz que comecemos a nos planejar e transformar isso em prioridade. Mantendo o foco e plano, quando o momento certo chegar, você estará pronto!
Aproveite o momento
Não espere tanto a viagem chegar a ponto de não aproveitar o atual momento da sua vida. Faça seus planos para o momento certo mas aproveite o presente. Não podemos arriscar a nossa felicidade deixando-a sempre pra depois.
Ilustração: Adam Howling
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)
[button link=”http://www.segurospromo.com.br/p/amandaviaja/parceiro?tt=resolvasuaviagem” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]SEGURO VIAGEMtodos com desconto[/button] [button link=”http://www.easysim4u.com/?sourceCode=amandaviaja” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]CHIP DE CELULAR
internet ilimitada[/button][button link=”https://www.booking.com/index.html?aid=1208348″ icon=”home” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]HOTÉIS
hostels, pousadas[/button] [button link=”https://www.viajanet.com.br/?utm_source=(www.amandaviaja.com.br)&utm_medium=post%20patrocinado&utm_campaign=(vari%C3%A1vel)&utm_content=(vari%C3%A1vel)” icon=”plane” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]PASSAGENS AÉREAS
em até 10x[/button][button link=”https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=899″ icon=”road” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x[/button][button link=”http://www.airbnb.com.br/c/anoventa” icon=”star” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]AIRBNB
ganhe R$130[/button]