Se você ainda não sabe onde ficar em Cusco, preparei uma lista com as melhores opções de hospedagem. Tem desde hotel e hostel bom e barato até àqueles onde você vai precisar abrir mais o bolso.
Onde ficar em Cusco: hostel bom e barato
Loki Cusco Hostel
Restaurante
Bar
Terraço coberto
Meu primeiro lugar de hospedagem em Cusco, onde conheci meu namorado e hostel pelo qual tenho um carinho enorme. Eu já falei mais extensamente sobre a minha experiência durante essa estadia no Loki Hostel.
Mas vamos ao que interessa: eles têm um bar enorme no quintal onde rolam muitas festas. Além disso, tem rede pra deitar, mesa de ping-pong e o quarto privado é bem limpinho com banheiro privado. No hostel você também pode agendar seus passeios. A localização é boa – o único porém é que você tem que subir uma ladeira pra chegar lá. Mas eu adoro <3 Pra mim é uma ótima opção para ficar em Cusco.
Pariwana Hostel
- Café da manhã grátis
- Bar e café no local
- Terraço ao ar livre
O Pariwana é o melhor hostel para nômades digitais. Dá para trabalhar em uma rede no pátio até tomando um solzinho. Além disso, o Pariwana está sempre nas listas de lugares onde ficar em Cusco.
Supertramp
- Café da manhã grátis
- Bar e café no local
- Tours & Balcão de turismo
Um dos melhores hostels em Cusco é o Supertramp. Ele tem tudo: o melhor café da manhã, wifi de graça no prédio todo, nada de toque de recolher e a possibilidade de check out tardio. Cada dormitório tem seu próprio banheiro, portanto, há pouca fila para o banho pela manhã. Os dormitórios são bem iluminados e espaçosos, e as camas são muito confortáveis. Se você estiver interessado em conhecer novas pessoas, o Supertramp é O lugar onde ficar em Cusco.
Homman Hostel Boutique
- Café da manhã grátis
- Bar no local
- Tours & balcão de turismo
Quando se fala sobre onde ficar em Cusco bem e barato, o Pariwana não pode faltar entre as recomendações. É um albergue diferenciado, oferecendo um café da manhã gratuito, bebida barata no Bar Funky e WiFi em todos os cantos do prédio. É um albergue altamente recomendado em Cusco. Os viajantes raramente dizem algo ruim sobre o lugar.
Hospedaje Turistico Recoleta
- Café da manhã grátis
- Bar e Café no local
- Instalações de cozinha
Recoleta é outro albergue superior em Cusco para quem viaja sozinho. Sempre ocupado, mas nunca lotado, a Recoleta é amada por todos que se hospedam lá e é fácil perceber porquê. A equipe é incrivelmente simpática e muito prestativa. Você é acolhido e instantaneamente se sente à vontade. Para quem viaja sozinho e gosta de um albergue descontraído, amigável e divertido, sem ter muita festa, a Recoleta é o lugar ideal onde ficar em Cusco.
Intro Hostels
- Café da manhã grátis
- Bar e Café no local
- Instalações de cozinha
O preço do albergue é ótimo e oferece todas as facilidades que você deseja. Café da manhã gratuito, acesso Wi-Fi gratuito e atividades noturnas para uma experiência incrível. Eles ainda têm seu próprio bar, com fogueira, mesa de sinuca e tudo. E sim… a cerveja é também é barata!
Magicpacker
- Café da manhã grátis
- Instalações de cozinha
- Tours & Mesa de turismo
O Magicpacker é um ótimo albergue, especialmente se você estiver apenas procurando um lugar para dormir no fim do dia. Isso não quer dizer que não há espaço para relaxar no hostel, longe disso. O terraço ao ar livre é o local ideal para isso. O WiFi gratuito chega a todos os lugares do albergue e a conexão é muito boa. Além disso os chuveiros são muito bons!
La Posada del Viajero
- Café da manhã grátis
- Instalações de cozinha
- Tours & balcão de turismo
Este albergue tem quartos privativos bem avaliados. As vigas de madeira em todo o edifício dão uma certa autenticidade rústica à La Posada del Viajero. Se você gostar de conhecer outros viajantes, você encontrará a turma no pátio externo ou na sala de TV. Este é um albergue descontraído ideal para casais que querem um pouco de tempo juntos em Cusco.
Kokopelli Hostel
- Café da manhã grátis
- Bar no local
- Terraço ao ar livre
Com muita festa, o Kokopelli oferece atividades diárias, um bar incrível e discoteca também. Eles costumam ter noites de música ao vivo, mostrando bandas e artistas locais.
Sumayaq Hostel
- Café da manhã grátis
- Instalações de cozinha
- Tours & Balcão de turismo
Sumayaq é um albergue de preço ótimo, especialmente para casais. Eles têm uma grande seleção de quartos duplos privados e banheiros privados. Super prestativos, estão sempre prontos para ajudar os hóspedes. Fica próximo do centro e da Praça das Armas, apenas a 2 minutos a pé.
CuscoPackers
- Café da manhã grátis
- Bar no local
- Terraço ao ar livre
CuscoPackers é um albergue super popular nas listas sobre onde ficar em Cusco. Baratos e fornecem tudo o que um mochileiro sem grana poderia pedir, incluindo Wi-Fi gratuito e café da manhã todas as manhãs. Fica a apenas 20 minutos do aeroporto e super perto de todos os pontos turísticos.
Dragonfly Hostel
- Café da manhã grátis
- Bar e Café no local
- Tours & Balcão de turismo
O Dragonfly é um dos melhores albergues para mochileiros em Cusco, com um quarto para todos os bolsos. É um lugar para socializar, conhecer gente nova e tomar uma cerveja. Com camas super confortáveis, você estará bem descansado e pronto para explorar Cusco todas as manhãs. Se você precisar de uma mão com seus planos de viagem, passe no balcão de turismo e eles vão te ajudar.
Onde ficar em Cusco: os melhores hotéis
Se você estiver disposto a abrir um pouco mais o bolso na hora de escolher onde ficar em Cusco, essas opções parecem ser uma boa.
Hostal Madre Tierra
No alto do pitoresco bairro artístico de San Blas, com suas ruas estreitas de paralelepípedo e casas brancas, se encontra esta pequena e acolhedora casa de hóspedes de apenas sete quartos. Todos estão decorados com materiais naturais, incluindo móveis de vime e colchas vermelho vinho que dão um toque acolhedor. Há uma pequena área de estar com uma lareira e o buffet de café da manhã é servido na cozinha. Um dos hotéis em Cusco preferidos pelos brasileiros.
El Balcón
A uma curta caminhada da Plaza de Armas de Cusco, esta pousada aconchegante foi construída em terraços agrícolas incas, com uma varanda de madeira que percorre toda a extensão do edifício da era colonial.
Os quartos acolhedores e rústicos têm camas robustas com colchões ortopédicos e as paredes são decoradas com materiais de tecidos e artefatos locais. A frondosa área do jardim interior é um local agradável para relaxar com um livro, enquanto a área de jantar tem móveis de madeira e pinturas locais coloridas.
Rumi Punku
Na pitoresca rua Choquecheca, este hotel foi construído em um antigo templo Inca e tem acesso por meio de uma porta de pedra antiga (rumi punku significa porta de pedra, em quéchua). Os quartos estão situados em torno de uma série de pátios com vasos de plantas pendurados, e são acessados através de escadas de pedra com corrimão de madeira.
Os quartos têm piso de madeira maciça e camas cobertas de mantas de alpaca, e há uma área de estar agradável com lareira, bem como sauna finlandesa, banheira de hidromassagem e academia. Boa opção para quem procura onde ficar em Cusco com conforto e autenticidade.
Onde ficar em Machu Picchu e no Vale Sagrado
Uma das formas mais populares de se chegar a Machu Picchu é de trem, que parte de uma estação de trem próxima a Cusco e também de outras cidadezinhas localizadas no Valle Sagrado de los Incas, como Ollantaytambo e Urubamba. Quem vai desbravar a mais famosa das ruínas incas geralmente aproveita para conhecer outros sítios arqueológicos e vestígios dessa cultura ancestral, localizados ao longo do Vale Sagrado.
Muitos fazem isso através de passeios bate-volta de Cusco, que costumam ser bastante cansativos (quando não super corridos). Mas, se essas cidades estão no caminho para o seu destino final, Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Águas Calientes, por que não aproveitar para permanecer uma noite e descansar em meio a uma linda paisagem?
Listei uma série de hospedagens que fazem essa paradinha valer a pena!
El Albergue Ollantaytambo
Localização: Ollantaytambo
Na estação de Ollantaytambo, de onde partem os trens para Machu Picchu Pueblo, este hotel de 1925, possui quartos elegantes e rústicos, com piso em parquet original. Varandas e corredores cheios de cadeiras de couro e grandes recipientes usados para armazenar chicha, bebida nacional do Peru, feita a partir de milho fermentado. As paredes são decoradas com pinturas abstratas da artista e proprietária Wendy Weeks, enquanto a área de estar apresenta tecidos feitos à mão, uma harpa de madeira e fotos em preto e branco. Os jardins, visitados diariamente pelos beija-flores abrigam maracujá, avocado e pessegueiros, enquanto a fazenda orgânica, com suas ervas aromáticas e horta, abastece o restaurante com produtos sazonais.
Las Casitas del Arco Iris
Localização: Urubamba
Em meio a belos jardins no povoado de Urubamba, esta linda pousada é administrada pela Niños del Arco Iris, uma fundação sem fins lucrativos que administra cinco programas para crianças e jovens carentes, oferecendo serviços de saúde e educação, incluindo carreiras de carpintaria, escultura de madeira e costura industrial. Situado em 2,7 hectares de terra, os quartos acolhedores com piso em parquet e decorados com o trabalho dos jovens estudantes, desde camas de solteiro a lâmpadas artesanais e cortinas bem costuradas. Os quartos superiores estão equipados com lareira, e a área de café da manhã tem um armário com joias e outros ornamentos para venda, feitos pelas mães dos alunos. Todos os lucros vão para a fundação.
Tree House Ecolodge
Localização: Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes)
Em uma localização privilegiada às margens de Machu Picchu Pueblo e no meio de uma floresta nublada protegida, esta pousada ecológica é administrada por uma equipe de jovens entusiasmados com a natureza. As cabanas de madeira da pousada, todas construídas com materiais naturais, se misturam com o ambiente ao redor e são cercadas por abacateiros, nogueiras e árvores nativas.
Os quartos estão confortavelmente mobilados, com camas de madeira e roupa de cama branca e alguns têm pequenas varandas com assentos acolchoados, com vista para a floresta nublada e para a cidade abaixo. O elegante restaurante do hotel oferece culinária que combina o melhor dos sabores peruano, asiático, italiano e latino-americano. Os hóspedes podem fazer aulas de culinária de duas horas focadas nos pratos estrelados do Peru.
Melissa Wasi
Localização: Písac
Esta pousada de gerência familiar fica a uma curta caminhada da cidade de Písac, lar de algumas das mais espetaculares ruínas incas do Vale Sagrado. Um portão de entrada de madeira se abre para um jardim amplo e tranquilo com belas árvores de eucalipto. A área do restaurante é construída em pedra natural e aulas de ioga são realizadas na sala adjacente.
Os quartos rústicos têm azulejos de barro e móveis de madeira, e as paredes são iluminadas com tecidos locais. Os espaçosos bangalôs duplex têm uma kitchenette, uma área de estar com lareira e um quarto no mezanino. O filho dos donos, um xamã, mora no local e realiza cerimônias de ayahuasca: rituais medicinais durante os quais a ayahuasca alucinógena, dita para purificar e curar o corpo e a mente, é consumida.
VEJA MAIS POSTS SOBRE O PERU
Guia de Machu Picchu e Cusco: roteiro e tudo que você precisa saber
5 erros que cometi na minha viagem a Machu Picchu
O que levar na mala para Machu Picchu e Cusco
Boleto turístico de Cusco e como funciona para fazer os passeios
Onde comer em Cusco: os 5 melhores restaurantes
Compras em Cusco: o que vale a pena
Se você ainda tem dúvidas se deve ir ao Peru…
Rainbow Mountain no Peru: tudo o que você precisa saber
Como evitar o Mal de Altitude no Peru, Chile e Bolívia
Fui viajar sozinha e encontrei o amor