Eu passei quatro dias na Cidade do México, hospedada num hostel horroroso (Roomies, não fiquem), mas no bairro de La Roma que é ótimo. A cidade me lembrou muito São Paulo: grande, movimentada, com trânsito, suja em alguns lugares e com muita diversidade e opções de coisas pra fazer. Até na segurança eu achei parecida com São Paulo apesar dos homens serem ainda mais machistas e o assédio ser maior, com mais olhares, fiu-fius e abordagem chata. O segredo é não chamar atenção.
Eu fiz a maioria dos passeios de metrô e só pegava um táxi quando necessário (pergunte sempre pelo taxímetro e não pegue os ‘táxis de sítio’, que começam com o taxímetro a 27 pesos). Existe também um sistema de ônibus chamado Metrobus que passa pela avenida Insurgentes inteira e que eu usei voltando do museu da Frida.
CIDADE DO MÉXICO: roteiro
O QUE FAZER NA CIDADE DO MÉXICO EM 1 DIA
Tem só um dia inteiro na Cidade do México? Veja o que você pode fazer:
MANHÃ: vá para a Casa da Frida Kahlo e na sequencia, emende com a casa do Diego Rivera (é de graça se você visitou anteriormente a da Frida Kahlo).
Compre o seu ingresso antecipado aqui e evite filas (eu fiquei mais de duas horas para conseguir entrar na Casa da Frida Kahlo).
TARDE: Almoce no Mercado de Roma e dê uma andada pelo bairro. Depois escolha um museu para ir: Antropologia, Belas Artes ou Palácio Nacional. Mas você não quiser ficar dentro de um museu, escolha o Castelo de Chapultepec que é mais aberto e num parque (uma ótima opção para fechar o seu dia).
Se você quiser otimizar o seu tempo pela cidade, adquira um tour que inclua transfer + ingressos.
O QUE FAZER NA CIDADE DO MÉXICO EM 2 DIAS
DIA 1: vá para as Pirâmides de Teotihuacán. Isso vai tomar o seu dia todo. Você pode comprar o tour que inclui ônibus e ingresso aqui.
DIA 2: Museu Frida Kahlo + Diego Rivera + Mercado Roma
MANHÃ: vá para a Casa da Frida Kahlo e na sequencia, emende com a casa do Diego Rivera (é de graça se você visitou anteriormente a da Frida Kahlo)
Compre o seu ingresso antecipado aqui e evite filas (eu fiquei mais de duas horas para conseguir entrar na Casa da Frida Kahlo).
TARDE: Almoce no Mercado de Roma e dê uma andada pelo bairro. Depois escolha um museu para ir: Antropologia, Belas Artes ou Palácio Nacional. Mas você não quiser ficar dentro de um museu, escolha o Castelo de Chapultepec que é mais aberto e num parque (uma ótima opção para fechar o seu dia).
O QUE FAZER NA CIDADE DO MÉXICO EM 3 DIAS
DIA 1: Centro histórico da Cidade do México + Mercado Roma
MANHÃ: Comece andando pelo centro da cidade passando pelo Museu de Belas Artes, Catedral, Templo Mayor (ruínas), Palácio Nacional (onde estão os murais do Diego Rivera). Se preferir fazer esse passeio com guia clique aqui.
TARDE: Vá almoçar no Mercado Roma com calma e ande pelo bairro.
DIA 2: Pirâmides de Teotihuacán. Isso vai tomar o seu dia todo. Adquira o tour aqui ou veja abaixo como chegar.
DIA 3: Museu Frida Kahlo + Diego Rivera
MANHÃ: vá para a Casa da Frida Kahlo e na sequencia, emende com a casa do Diego Rivera (é de graça se você visitou anteriormente a da Frida Kahlo).
Compre o seu ingresso antecipado aqui e evite filas (eu fiquei mais de duas horas para conseguir entrar na Casa da Frida Kahlo).
TARDE: Almoce e descanse. Você vai precisar.
PARA FAZER UM TOUR COM GUIA (walking tour)
É possível fazer um tour guiado a pé pela Cidade do México para conhecer melhor a história e cultura da cidade. O tour dura 4 horas e passa pelos principais pontos do centro histórico da Cidade do México (mural do Diego Rivera, Palacio de Correos, Casa de los Azulejos, confeitaria “La Ideal”, Plaza de la Constitucion, Templo Mayor, etc.).
Veja mais informações e compre aqui o seu ingresso.
TODOS OS MUSEUS DA CIDADE DO MÉXICO
Anota aí quais são: Museu Nacional de Antropologia, Museu Frida Kahlo, Museu Leon Trotsky.
O museu Frida Kahlo é o mais famoso de todos (por isso sempre lotado). O de Antropologia dizem que é incrível (imagine todas aquelas peças dos astecas?!). E o Museu Leon Trotsky me deixou só na vontade…
Para evitar filas e otimizar seu tempo, você pode fazer um tour pelos três museus que inclui transfer + ingressos.
IMPERDÍVEL NA CIDADE DO MÉXICO
Castelo de Chapultepec
O castelo não me impressionou por dentro, mas por fora é bem bonito e o único da América do Norte. Paga-se 65 pesos para ver o castelo que fica no alto do bosque Chapultepec. Vale uma voltinha sem compromisso.
Museo Frida Kahlo
Não tem como ir para o México e não visitar o museu da Frida. O único problema é que o museu anda muito lotado – eu peguei duas horas de fila para conseguir entrar e quando entrei tinha fila até dentro do museu. Assim você não consegue nem curtir direito. Minha principal dica para se poupar pelo menos na fila de entrada é: compre o ingresso antecipadamente pela internet através do site do museu. Quando fui, paguei 120 pesos. E esse ingresso garante sua entrada gratuita para o próximo museu, a Casa do Diego Rivera.
Casa do Diego Rivera
Saindo do museu da Frida, pegue um táxi na rua e corra para o museu do Diego (atenção: não aceite os táxis oficiais do museu que cobram mais caro. Pergunte pelo taxímetro – eu paguei 15 pesos do museu da Frida pro museu do Diego).
A casa do Diego é uma loucura. Ele era arquiteto, então sua criatividade foi longe nessa casa que mais parece um castelo medieval. Vale a passada por lá.
Visualizar esta foto no Instagram.
Conhecer o centro histórico da Cidade do México
Para ser sincera o centro me consumiu bastante e acabei não entrando nos lugares. Fiquei vendo só a fachada: Museu de Belas Artes, Catedral, Templo Mayor (ruínas), Palácio Nacional (onde estão os murais do Diego Rivera). Tudo tinha fila e era como o centrão de São Paulo: muita gente, mendigos, barulho e calor. Mas valeu a pena dar uma volta por ali e pelo menos passar em frente a esses lugares e sentir o clima do centro da cidade.
É possível fazer um tour guiado a pé pela Cidade do México para conhecer melhor a história e cultura da cidade. O tour dura 4 horas e passa pelos principais pontos do centro histórico da Cidade do México (mural do Diego Rivera, Palacio de Correos, Casa de los Azulejos, confeitaria “La Ideal”, Plaza de la Constitucion, Templo Mayor, etc.). Veja mais informações e compre aqui o seu ingresso.
Visualizar esta foto no Instagram.
Mercado Roma Gourmet
Foi talvez a coisa que eu mais tenha gostado de conhecer na Cidade do México. O mercado possui vários lugares para comer e tem um conceito moderno e descolado. É lotado, mas não me incomodou. Lá você encontra tacos, sanduíches, hamburguer, japa, carnes e saladas. E não deixe de provar o churros do mercado (El Moro): são grandões e muito bons.
Caminhar pelo bairro de Condesa e La Roma
Só de caminhar pelo bairro já é uma delícia! Muitos parques e bosques, casinhas coloniais, bastante verde e cachorros passeando com seus donos. São bairros muito simpáticos e encantadores. Tem vários cafés e restaurantezinhos por lá também, principalmente na rua Amsterdam.
Pegar um bus para as pirâmides de Teotihuacán
Ver as pirâmides do Sol (a terceira maior do mundo), da Lua e da Serpente é realmente muito impressionante. Imagine que ninguém sabe como essas pirâmides foram construídas – quando os astecas chegaram lá elas já estavam prontas. Hoje é um ponto místico para aqueles que acreditam na energia do lugar.
Para chegar, você pode pegar um ônibus na estação norte da Cidade do México que numa viagem de uma hora, deixa você na frente das pirâmides. A entrada custa 65 pesos. Vá cedo para evitar as multidões dos tours. Você pode emendar a visita à igreja de Guadalupe (eu não fiz).
Se não quiser ter a trabalheira de pegar o ônibus por conta própria, você pode comprar o tour que garante transfer + ingresso aqui.
O que eu não fiz mas queria ter feito
Navegar pelos canais de Xochimilco
Xochimilco é uma lembrança da colonização espanhola. E o legal são os canais (que eles chamam de jardins flutuantes) e os barcos (trajineras) disponíveis para você navegar pelo rio. Dá pra levar bebida e comida no barco e fazer tanto um rolê mais privado como misturado a um monte de gente.
Você pode garantir um tour por Xochimilco (bem bolado junto ao museu de Frida Kahlo) aqui.
Museo Casa do Trótski
Trotsky fugiu para o México em 1937 condenado à morte. Primeiro ele ficou na casa da Frida e depois se mudou para algumas casas perto dali. Na casa você vê marcas de algumas balas no quarto dele, depois de uma tentativa de assassinato. Olha a foto, que graça!
Museu de Antropologia
Eu estava tão exausta do centro que não quis ir, mas as meninas que estavam comigo disseram que é muito legal, que parece um Louvre e que você se surpreende a cada salão. O museu, como o nome já diz, é de antropologia e conta a história do México.
Dar um rolê pelo bairro de Polanco
O bairro parece não ter uma grande atração, mas deve ser um charme. Eu gostaria de ficar andando por lá para conhecer melhor. Polanco cresceu nos anos de 1940 como uma alternativa da classe média para fugir da confusão do centro da cidade. Hoje possui bons hotéis, lojas de designers e roupas e muitas galerias de arte.
Ver os murais do Diego no Palácio Nacional
Diego Rivera pintou nove murais no Palácio entre 1929 e 1951. Os murais representam a evolução da civilização mexicana.
VEJA AQUI MAIS POSTS SOBRE O MÉXICO
Onde ficar na Cidade do México: bairros e 13 hotéis
Roteiro de 15 dias pelo México: o que fazer
Onde comer na Cidade do México
Como é morar na Cidade do México
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)
[button link=”http://www.segurospromo.com.br/p/amandaviaja/parceiro?tt=resolvasuaviagem” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]SEGURO VIAGEMtodos com desconto[/button][button link=”https://www.booking.com/index.html?aid=1208348″ icon=”home” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]HOTÉIS
hostels, pousadas[/button][button link=”https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=899″ icon=”road” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x[/button][button link=”http://www.airbnb.com.br/c/anoventa” icon=”star” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]AIRBNB
ganhe R$130[/button]