A cidade de Oaxaca é também bastante colonial, não tão fofa como Puebla e San Cristóbal, mas tem seu charme. Na verdade as atrações mais interessantes para se fazer na região de Oaxaca ficam fora da cidade. Chegamos com uma listinha de coisas para fazer achando que faríamos tudo sozinhas, mas descobrimos no hostel um tour que oferecia todos os passeios que tínhamos interesse e foi ele mesmo que contratamos.
PARA FACILITAR A SUA VIDA: pergunte também no seu hotel/hostel sobre os tours disponíveis por Oaxaca. Uma van pega você no próprio hotel. Eu paguei 200 pesos (R$50) para um tour que incluía: visitar uma fábrica de Mezcal, conhecer a árvore mais larga do mundo, visitar o fascinante Agua El Hierve, Mitla e Teotitlán.
Obs: o tour não inclui alimentação (eles param num restaurante), também não inclui o pagamento do pedágio de limite de distrito de 45 pesos e nem a entrada em Mitla (65 pesos). A seguir, uma lista de tudo que eu fiz em Oaxaca e o que você pode fazer.
O QUE FAZER EM OAXACA
Centro Histórico de Oaxaca
Oaxaca tem um centro bem colonial e de cultura bastante expressiva. Nas suas andanças por ali, vale a pena passar pela Praça do Zócalo (que é onde você irá sentir a verdadeira atmosfera de Oaxaca City) e pelos mercados Benito Juarez e 20 de Noviembre. Nesses mercados você vai poder encontrar a típica comida Oaxaqueña. O que não me impressionou foi o Mercado de Artesanatos que me pareceu mais um lugar cheio de quinquilharias ou artesanatos que eu já havia encontrado em outros lugares do México.
Visitar uma fábrica de Mezcal
Mezcal é uma bebida irmã da tequila, tipicamente mexicana, mas a maior produção é em Oaxaca. A bebida se origina da planta de algave que às vezes demora até 70 anos para maturar no ponto de se tornar um mezcal. O mezcal também é considerado mais espirituoso, para beber em ocasiões especiais por ser uma reverência a um rei de Oaxaca. A visita à fábrica foi bacana para entender como funciona a produção e experimentar a bebida. Ir até Oaxaca e não mergulhar na cultura do Mezcal é como não ir a Oaxaca.
Mitla
Mitla também são ruínas de uma cidade Zapoteca datada no final do século 2 ou 3 antes da chegada dos espanhóis. Antes dos espanhóis chegarem, era o centro mais importante de Oaxaca. A entrada também quando eu fui de 65 pesos e eu fui com o tour que citei lá em cima no texto. Dá só pra você andar pelo lugar se preferir.
Teotitlán
É um lugar onde você vai aprender como são feitos aqueles tecidos típicos mexicanos todo colorido. Um passeio dispensável, mais para você comprar algum souvenir se estiver interessado.
Água El Hierve
Definitivamente o highlight desse tour. O lugar fica no meio de montanhas. São algumas nascentes de água que formam uma verdadeira piscina natural. Mas o lindo efeito dela é que de tanto a água pingar e escorrer pela pedra, ela criou uma formação que se parece com um lago congelado.
O lugar pode estar bem cheio uma vez que existem muitos tours para lá e os locais também usam como sua praia.
Conhecer a árvore mais larga do mundo
O lugar onde fica a árvore é bem bacana, ao lado de uma igrejinha. A árvore é grande, mas você não tem a liberdade de tocá-la. Existe uma cerca em volta dela e para chegar perto dessa cerca você ainda tem que pagar 10 pesos.
Algumas curiosidades: a árvore tem 58 metros de extensão e são necessárias 30 pessoas para abraçá-la.
Há um outro tour que inclui Monte Albán, Alebrijes, Barro Negro e Cuilapam. Dessa lista eu só fui no Monte Albán, mas fora do tour e você pode fazer isso também.
Monte Albán
O Monte Albán é um importante sítio arqueológico de Oaxaca pois é uma das cidades mais antigas do México, tendo sido a capital dos Zapotecas. O Monte Albán também é Patrimônio Histórico da UNESCO. Para ir até lá sozinho, basta você pegar um ônibus que sai da frente do chamado hotel Riviera no centro da cidade de Oaxaca por 55 pesos ida e volta. Em 15 minutos você está lá. O lugar é uma das ruínas e pirâmides mais tranqüilas que eu vi, não é lotado e a entrada também custa 65 pesos. É gostoso andar por lá apesar do sol e calor. Dá para você voltar para a cidade com o ônibus turístico que passa de uma em uma hora.
OAXACA
Onde ficar em Oaxaca
HOSTEL LA COCHINILLA: Foi aqui que eu me hospedei. Um hostel bastante limpo, com uma equipe prestativa e café da manhã gostoso, que estava incluso no valor de 260 pesos/cama (R$65). Havia pão, leite, achocolatado, gelatina e frutas. E você come num jardim gostoso do hostel, bem iluminado. Consulte aqui disponibilidade, fotos e preços.
CASA OAXACA: Um casarão de sete quartos transformado nesse belo hotel. Tem piscina e degustação de mezcal – um plus. Consulte aqui disponibilidade, fotos e preços.
EL DIABLO Y LA SANDÍA: Uma pousadinha bem oaxaqueña, com café da manhã típico e decoração de artesanato. Consulte aqui disponibilidade, fotos e preços.
Veja aqui uma lista completa de opções de lugares para ficar em Oaxaca City.
OAXACA
O que comer em Oaxaca
Comer em Oaxaca não é comer em qualquer lugar. Eles têm uma das culinárias mais marcantes e criativas do México. Prepara a listinha então:
- Mole: é uma espécie de molho que acompanha a carne e comida oaxaqueña. Porém ele é mais importante para os oaxaqueños do que a carne, por exemplo. Ele é como se fosse o prato principal. Existem diversos tipos de moles: alguns com sabor de tomate, outros com sabor de chocolate (que você põe na comida também) – mas tudo sempre com um dose de chilli apimentado. Não vai ser difícil encontrar o mole pelos mercados.
- Tlayudas: tortillas crocantes com cobertura de carne
- Memelas: pequenas tortillas com queijo, feijão e chilli
- Quesillo: típicos queijos de Oaxaca
- Chocolate caliente: chocolate é algo bastante encontrado e consumido em Oaxaca. No Mercado 20 de Noviembre é onde você mais vai encontrar. Tanto para fazer os moles quanto para beber. Tenta tomar um com canela e… pimenta!
Veja aqui todos os meus posts do México:
Roteiro de 15 dias pelo México: o que fazer
Quanto custa viajar para o México
O que fazer na Cidade do México
O que fazer em Tulum no México
O que fazer em San Cristóbal de Las Casas no México
Onde ficar em San Cristóbal de Las Casas no México
Onde comer na Cidade do México
O novo museu da Frida Kahlo no México, em Playa del Carmen
Como é morar na Cidade do México