Ushuaia, mais conhecida como Tierra del Fuego ou “fim do mundo” é a cidade mais austral do mundo. Quando se pensa em Patagônia, ela tem que estar incluída no seu roteiro. Veja esse guia completo com sugestões para você se planejar.
Principais dúvidas sobre o Ushuaia
Onde fica?
Ushuaia fica na Argentina é a cidade mais austral do mundo. Ou seja, a cidade mais ao sul do mundo. Por isso ela é também conhecida como “o fim do mundo”. Também é chamada de Terra do Fogo.
Quando ir?
Se você quiser esquiar e ver uma paisagem mais de inverno (com neve e tudo) é bom ir de maio a setembro (é mais barato, inclusive). Mas se você quiser ir com temperaturas mais amenas, vá de outubro a fevereiro. Eu fui em novembro e foi lindo.
Como é o clima em Ushuaia?
No inverno as máximas giram em torno de 6 graus e as mínimas de 2 graus negativos, prepare-se para curtir o frio e, se estiver no clima, se aventurar nos esportes na neve (ski e snowboard).
No verão as máximas giram em torno de 13 graus e as mínimas de 8 graus, um pouco mais ameno porém ainda frio, mas você pode aproveitar para caminhar e apreciar as paisagens incríveis que só Ushuaia pode proporcionar.
Quando é época dos pinguins em Ushuaia?
A Isla Martillo (Pinguinera) é o lugar escolhido pelos pinguins na época de reprodução. Eles migram para essa região durante o verão e você encontra um pouco deles em abril e outubro. A Pinguinera tem um visual de montanha e praia ao mesmo tempo. Mesmo indo nos meses mais quentes (época ideal para ver os pinguins) a região tem muito vento e frio.
O que é preciso para viajar ao Ushuaia?
Para viajar na América do Sul, você só precisa de RG como documento oficial. Mas se você quiser ter uma lembrança do Ushuaia no seu passaporte é bom saber que eles costumam carimbá-lo na entrada do parque Nacional Tierra del Fuego e também no Centro de Informações Turísticas. Não vale nada, só a lembrança.
SEGURO VIAGEM: O seguro de viagem não é obrigatório, mas em uma emergência você pode pagar muito caro por alguma consulta médica. Faça uma cotação aqui com nosso site parceiro e aproveite o cupom de desconto em qualquer seguro viagem: AMANDAVIAJA10.
Quantos dias para conhecer o Ushuaia?
Eu fiquei 3 dias no Ushuaia e acho que foi suficiente para ver as atrações “obrigatórias” com calma (porém não fiz a trilha completa no Glaciar Martial). Então considero que 4 dias seja o ideal para ver tudo mesmo.
Que moeda levar para o Ushuaia?
A moeda oficial da Argentina é o peso argentino. O problema é que não existem casas de câmbio em Ushuaia (nem no aeroporto, apenas caixa eletrônico para saques). Sendo assim troque o seu dinheiro em Buenos Aires (na cidade se for ficar uns dias lá antes de ir ao Ushuaia ou no aeroporto, se for apenas conexão).
Levar dólares para Ushuaia: A vantagem de levar dólares não é exatamente a cotação (que será sempre o mesmo valor da oficial ou um pouco abaixo). A vantagem é que hospedagem e passeios você consegue pagar em dólares, carregando menos notas de pesos argentinos com você. Lembre-se que o dólar trocado peso argentino vai te render um monte de notas de papéis na carteira e isso é um saco. Então ter o dólar para pagar onde ele é aceito e com cotação justa, é melhor.
Levar reais para Ushuaia: você pode até encontrar alguns lugares (raros) onde o real é aceito. Porém a cotação provavelmente será muito ruim. Evite levar a nossa moeda pra lá.
Levar cartão de crédito para Ushuaia: são bem aceitos. Cartões pré-pagos também. Só não se esqueça da taxa do IOF de 6,38%.
Comprando passagens para o Ushuaia
Meu voo foi partindo de outra cidade da Patagônia – El Calafate. E a volta foi para Buenos aires. Meu roteiro completo era assim:
São Paulo – Buenos Aires – El Calafate – Ushuaia – Buenos Aires – São Paulo.
Mas você também consegue encontrar voos diretos de São Paulo para Ushuaia.
Como sair do aeroporto de Ushuaia?
As melhores opções:
- de táxi: o aeroporto é próximo ao centro da cidade (cerca de 4km) então o táxi pode sair baratinho.
- de remis: é como um táxi e você pode agendar o serviço por site ou app (digite Remis em Ushuaia no Google)
- Transfer: Confira com o seu hotel/hostel se eles oferecem esse serviço.
Transporte em Ushuaia
Dá para andar bastante a pé pela cidade (a maioria das vezes, foi assim que eu fiz. Basta ficar bem localizado). Mas, se preferir, pode optar por um táxi.
Onde ficar em Ushuaia
Eu me hospedei no hostel Cruz del Sur e recomendo – bastante simples mas acolhedor. Mas existem diversas opções de hotéis e hostels para se hospedar.
[button link=”https://www.booking.com/searchresults.en.html?city=-1018179&aid=1208348&no_rooms=1&group_adults=2″ icon=”map-marker” color=”green” window=”yes”]Hotéis em Ushuaia[/button]Idioma em Ushuaia
O idioma na Argentina é espanhol. Mas você consegue se virar muito bem com o portunhol ou inglês.
Ushuaia alimentação: onde comer
Ushuaia mantém a tradição de ótimas opções de carnes. Provei um dos pratos tradicionais da região, o cordeiro patagônico e achei uma delícia. Os outros pratos tradicionais são a Merluza-negra e a Centolla (o famoso King Grab – caranguejo gigante). Sendotradição, espere pagar um preço um pouco mais salgado. Abaixo seguem algumas opções de onde comer (com base no Guia de Viagens da Lonely Planet):
- Kalma Resto: tradicional cozinha fueguina, com um toque de originalidade do chef.
- Kaupé: experiência incrível com pratos à base de frutos do mar. O salão à luz de velas tem vista para a baía.
- Chez Manu: também com uma vista especial, está localizado a 2km do centro da cidade, a caminho do glaciar Martial.
- Café_Bar Tante Sara: Bistrozinho acolhedor, com opções que confortam e funcionam como uma refeição mais leve.
Bagagem (o que levar para o Ushuaia)
Roupas de inverno: casaco (normal e esportivo), calça (jeans e calça confortável pra fazer trekking), luva, gorro, tênis e, se possível, uma bota de hiking. Lá venta e é frio. Mesmo indo em novembro (próximo do início do verão) fazia frio. Leve protetor solar pois mesmo com o frio faz sol e queima; e também um protetor labial.
O que levar na mala ou mochila para o Ushuaia
Faço aqui uma listinha com tudo o que eu levei para o Ushuaia (lembrando que fui para a Patagônia antes e passei no total 12 dias na Argentina): Mulheres que conseguem manterem-se lindas durante uma viagem roots: não sou uma delas. Isso quer dizer que na minha mochila vai pouca vaidade):
- 2 calças jeans (1 para fazer trilha, outra para ficar limpa),
- 1 calça de ginástica (para trekkings que precisavam de conforto),
- 4 camisetas básicas do meu namorado (dessas confortáveis, que só ele tinha),
- 2 blusas finas de frio para colocar embaixo das camisetas,
- 1 casaco de frio esportivo,
- 1 casaco de frio de linho,
- 1 bota de trilha (ou um bom tênis)
- chinelo,
- meias e roupas de baixo,
- 1 mochila de pano, que não pesa para usar durante o dia
- pijama,
- óculos de grau (eu preciso)
- 2 óculos de sol (sei lá porquê dois),
- meu computador (porque eu tenho que escrever),
- 1 necéssaire com todas as tranqueiras de higiene e beleza (sabonete, escova de dente, pasta, lenços umedecidos, remédios, etc) e mais uns colarzinhos pra colocar de vez em quando.
Compras em Ushuaia
Você vai encontrar diversas lojas de tranqueirinhas e lembracinhas. E lojas normais também. Supermercado também é bem acessível e ótimo se você quiser economizar ficando num hostel ou Airbnb.
Passeios: o que fazer em Ushuaia
Existem quatro passeios “obrigatórios” pra você fazer e vou colocar aqui na ordem do que foi mais divertido pra mim.
DICA IMPORTANTE: Não dá para fazer dois passeios no mesmo dia. Cada um deles vai te tomar pelo menos metade do dia.
Laguna Esmeralda (gratuito)
Aqui você vai ver uma lagoa com a água de cor verde (de onde se origina o nome) decorrente dos minerais presentes nas rochas daquela região. Foi o meu passeio preferido no Ushuaia.
Eu fiz esse passeio com o meu hostel que incluía um assado (churrasco argentino) na chegada de volta ao hostel. Portanto, o passeio todo não foi gratuito. Mas é possível você fazer a trilha toda sozinha, que dura em torno de uma hora e meia e é bastante segura, tranquila e fácil de fazer – sem muitas subidas. Na trilha você pode ver vários castores comendo as árvores pelo caminho – a grande praga de Ushuaia alterando toda a paisagem do local
Como foi o passeio com o meu hostel Cruz del Sur: meu hostel juntou 6 pessoas e organizou esse passeio para o grupo. A Carla querida, que trabalha no hostel, foi a nossa guia e depois desse passeio eles ofereceram um assado (churras argentino) no hostel. O Krem, dog do hostel nos acompanhou nesse passeio.
Antes de pegarmos a trilha para a Laguna Esmeralda, a Carla nos levou para uma cachoeira lá perto. Foi bem gostoso. E de lá, partimos para a trilha Laguna Esmeralda. Não é uma trilha difícil e a paisagem vale muito a pena! Fiquei muito apaixonada por esse passeio e o legal é que a Carla ia explicando tudo pra gente.
Chegando na laguna, fizemos um lanchinho enquanto admirávamos a vista. Depois de um tempo, pegamos a trilha de volta e paramos na castorera que é onde ficam os castores.
Beagle Channel e Pinguinera (2000 pesos + 20 pesos de taxa do porto)
É um passeio em um barco tipo catamarã que navega pelo Canal de Beagle e para na Pinguinera – uma ilha que é o habitat natural do pinguins daquela região. Agendei no hostel meu passeio no Beagle Channel e Pinguinera com a agência Canoero.
Você pega um catamarã para umas 100 pessoas num passeio de umas 5 horas pelo Beagle Channel, passando por colônias de leões-marinhos, pinguins, pássaros e vários outros pontos bacanas. Existe uma outra agência chamada Piratour, que leva você para caminhar com os pinguins, mas não me aconselharam e depois eu entendi porquê: é bem mais cara, não passa por todos esses pontos do Beagle Channel e vai direto para a Pinguinera. Mas o maior bode que eu tive foi que essa Piratour leva os turistas para caminhar junto com os pinguins. Achei bastante invasivo. Me falaram que tem trilha marcada, mas acho que não adianta nada. Era tudo aberto e todo mundo em cima dos pinguins.
DICA: Para esse passeio não fui muito agasalhada e MORRI de frio. Venta pra caramba no Beagle Channel, portanto vá preparada porque você vai querer sair da parte coberta do barco para ver a paisagem – e sem casaco apropriado será difícil.
Parque Nacional Tierra del Fuego (420 pesos)
É um parque Nacional situado no extremo Sudoeste da Ilha del Fuego, instituído em 1960, como reserva de proteção ambiental de toda a região que ele abrange. Preserva a fauna e flora do local. O parque dá desconto para brasileiros na entrada – não se esqueça de levar um documento para comprovar. Não me impressionou porque as trilhas não têm nada demais. Se estiver com o tempo apertado, pode dispensá-lo.
Glaciar Martial
O Glaciar Martial está em Cerro Martial, a cerca de 7km do centro de Ushuaia. Tem vistas incríveis de Ushuaia e do Canal de Beagle. Você pode subir a montanha por teleférico (em torno de 50 pesos, mas pesquise se na época da sua viagem ele estará funcionando) ou fazendo um trekking. No inverno, uma pista de esqui entra em funcionamento devido a uma densa camada de neve que cobre a montanha. Tem uma cafeteria no local, para uma parada estratégica, antes de finalizar a subida.
Roteiro Ushuaia de 4 dias
Tenho uma sugestão de roteiro para você fazer. Vamos lá:
Você vai precisar de um dia para cada coisa. Não dá para fazer dois passeios no mesmo dia. Cada um deles vai te tomar pelo menos metade do dia: Laguna Esmeralda, Pinguinera + Beagle Channel, Glaciar Martial, Parque Nacional Tierra del Fuego.
Roteiro se você chegar em Ushuaia pela manhã
DIA 1: Pinguinera + Beagle Channel
- Chegue pela manhã e agende o seu passeio Pinguinera + Beagle Channel para o mesmo dia. Este passeio tem duração de mais ou menos 5 horas. Para agendar, converse com o seu hotel ou hostel que irá receber as orientações sobre como fazer isso.
- Aproveite que nesta região onde você toma o barco para a Pinguinera, pode encontrar o lugar para estampar o eu passaporte com o carimbo especial de Ushuaia. Peça informação por ali sobre onde você pode fazer isso.
DIA 2: Laguna Esmeralda
- O ideal é que você vá fazer a trilha logo cedo.
DIA 3: Parque Nacional Tierra del Fuego
- Com algumas trilhas mais leves, em clima de caminhada, você pode usar este passeio como “descanso”entre a trilha da Laguna Esmeralda do dia anterior e a trilha do Glaciar Martial no dia seguinte.
DIA 4: Glaciar Martial
- Não deixe para ir depois do almoço, pois podem surgir imprevistos e você não terá tempo hábil para ir e voltar da trilha.
Roteiro se você chegar em Ushuaia à noite ou fim de tarde
DIA 1: Laguna Esmeralda
- Vá na parte da manhã e aproveite o dia aqui.
DIA 2: Pinguinera + Beagle Channel
- Como é um passeio no qual você não se cansa, aqui ele é usado como dia de “descanso” entre as trilhas da Laguna Esmeralda no dia anterior e do Glaciar Martial no dia seguinte.
- É possível fazer este passeio pela manhã ou à tarde. O passeio tem duração de mais ou menos 5 horas. Para agendá-lo, converse com o seu hotel ou hostel que irá receber as orientações sobre como fazer isso.
- Aproveite que nesta região onde você toma o barco para a Pinguinera, pode encontrar o lugar para estampar o eu passaporte com o carimbo especial de Ushuaia. Peça informação por ali sobre onde você pode fazer isso.
DIA 3: Glaciar Martial
- Considere ir de manhã também, para ter tempo para fazer a trilha de ida e de volta com tranquilidade.
DIA 4: Parque Nacional Tierra del Fuego
- É um passeio que você escolhe o tempo que deseja fazer. Portanto, deixar para o último dia pode ser bom se você já está cansado.
- Com algumas trilhas mais leves, em clima de caminhada, você pode usar este passeio como “descanso”entre a trilha da Laguna Esmeralda do dia anterior e a trilha do Glaciar Martial no dia seguinte.
Roteiro Ushuaia 3 dias
Utilize o mesmo roteiro acima, mas tirando o dia no Parque Nacional Tierra del Fuego que é a atração mais sem graça de Ushuaia.
Roteiro Ushuaia 2 dias
O mesmo roteiro de 4 dias, mas fazendo apenas: Laguna Esmeralda e Pinguinera + Beagle Channel.
O meu roteiro Ushuaia
Abaixo você encontra como foi o meu roteiro. Não foi perfeito, por isso as minhas sugestões acima 🙂
Dia 1: Beagle Channel + Pinguinera
Eu cheguei nesse dia às 11h e já agendei no hostel meu passeio no Beagle Channel e Pinguinera com a agência Canoero. Você pega um catamarã para umas 100 pessoas num passeio de umas 5 horas pelo Beagle Channel, passando por colônias de leões-marinhos, pinguins, pássaros e vários outros pontos bacanas.
O passeio foi muito gostoso e o visual é muito bonito! Na Pinguinera acabei vendo um leão marinho nadando bem perto do barco, perdido lá. Achei fofo!
DIA 2: Parque Nacional Tierra del Fuego
Havia agendado pelo hostel o passeio no Parque Nacional Tierra del Fuego. O ônibus passou logo cedo para me pegar. Na entrada do parque descobri que havia desconto para brasileiros! Uoba! Portanto, leve um documento para provar sua nacionalidade (de preferência o passaporte pois assim você ganha um carimbo especial do Ushuaia!). O parque é gostoso, mas não tem nada para fazer além de trilha. Juro que esperava mais (inclusive das trilhas). Fiz uma de 3 horas (ida e volta) que levava até a fronteira com o Chile mas não achei tããão bonita assim. Umas 15h já estava de volta à cidade.
DIA 3: Laguna Esmeralda
Acordei cedo e fui fazer o BO do celular que eu tinha perdido. Experiência nada a ver no Ushuaia, não é mesmo? Mas eu tinha que fazer por algumas questões burocráticas aqui no Brasil e foi rapidinho. Paguei 90 pesos (custa 88, mas a mulher não tinha troco). Depois disso, fiquei caminhando pela cidade e, para a tarde, já havia agendado meu passeio na Laguna Esmeralda. Funcionou assim: meu hostel juntou 6 pessoas e organizou esse passeio para o grupo. A Carla querida, que trabalha no hostel, foi a nossa guia e depois desse passeio eles ofereceram um assado (churras argentino) no hostel. O Krem, dog do hostel nos acompanhou nesse passeio.
Antes de pegarmos a trilha para a Laguna Esmeralda, a Carla nos levou para uma cachoeira lá perto. Foi bem gostoso. E de lá, partimos para a trilha Laguna Esmeralda que tem uma hora e meia de trilha maravilhosa! Ah, não é uma trilha difícil! E a paisagem vale muito a pena! Fiquei muito apaixonada por esse passeio e o legal é que a Carla ia explicando tudo pra gente.
Chegando na laguna, fizemos um lanchinho enquanto admirávamos a vista e depois de um tempo, pegamos a trilha de volta e paramos na castorera que é onde ficam os castores. Eles se tornaram uma praga no Ushuaia, comendo as árvores e alterando toda a paisagem do local. Mas mesmo assim, é tudo lindo!
DIA 4: Glaciar Martial rapidão
Dia de ir embora, mas antes fui até o Glaciar Martial de táxi. A vista de lá de cima é bem bonita! Você pode ver o mar e a cidade lá embaixo. Fui logo cedo e o sol estava nascendo, iluminando Ushuaia. O glaciar em si não me surpreendeu, mas fazer a trilha deve ser mais interessante.
Dica de ouro para sua viagem
Se você vai fazer Ushuaia e o resto da Patagônia, faça Ushuaia primeiro. As coisas lá são menos impressionantes do que em El Calafate e El Chaltén. Conheci algumas pessoas durante a viagem que nem gostaram do Ushuaia, e acharam uma grande perda de tempo ter ido até lá. Eu achei que valeu a pena, mas acho que para não correr o risco de se decepcionar, vale a pena colocá-lo antes de tudo no itinerário da sua viagem.
VEJA AQUI TODOS OS POSTS DA PATAGÔNIA
Onde ficar em Ushuaia: 12 sugestões de hotel e hostel
Quanto custa viajar para Ushuaia
O que eu acho da Patagônia e Ushuaia: guarda uma grana e vai!