10 curiosidades sobre Cuba e os cubanos

Cuba é tão surpreendente, que eu poderia passar dias listando as coisas legais que vi por lá. A história transborda, a música toca, a arquitetura embeleza e os carros divertem. E ainda tem como bônus a minha bebida preferida: o mojito. Com vocês, algumas curiosidades sobre Cuba e os cubanos que chamaram a minha atenção e que definitivamente influenciam na dinâmica da viagem para esse destino singular.

Cuba: 10 curiosidades que fazem do país um destino único

1. Arquitetura de Cuba

Nas palavras do romancista Alejo Carpentier, a arquitetura de Cuba é “música esculpida em pedra”. É tão linda que alguns lugares em Cuba foram nomeados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, o que ajuda as belas construções a serem preservadas. A restauração do centro histórico da capital, a turística Habana Vieja, começou no fim dos anos 70 e continua sendo promovida.

Em compensação, outras áreas da cidade, como no próprio bairro vizinho de El Vedado, se mostram completamente degradadas. Esse contraste entre estados de conservação é uma das curiosidades sobre Cuba.

2. Avenida Malecon

É a avenida principal de Havana, à beira-mar, com 8 km de extensão, dos quais eu devo ter andado uns 7km. Pode-se dizer que é um dos locais mais expressivos de Cuba, o ponto de encontro entre amigos, poetas, namorados, turistas. O Malecón é ainda mais bonito quando acontece a ressaca do mar e as ondas batem contra a mureta da avenida. Foi nesse dia que resolvi caminhar por ela. Uma das melhores experiências em Cuba.

3. A herança da Revolução Cubana

Sem qualquer publicidade explícita no país, todos os outdoors são para propaganda política. Fotos de Fidel, Che e Cienfuegos, personalidades emblemáticas que inspiram muitas das curiosidades sobre Cuba e sobre como a revolução moldou o país, estão por toda parte. Sem falar na propaganda anti-Estados Unidos.

Gostando ou não, faz parte da história…

Uma publicação compartilhada por Amanda Noventa (@amandanoventa) em

 

curiosidades sobre Cuba

4. Dinheiro em Cuba

Cuba tem uma economia dupla onde os pesos cubanos (CUP) e os pesos conversíveis (CUC) circulam simultaneamente. Ou seja, Cuba possui duas moedas: os turistas utilizam os pesos conversíveis, que vale cerca de 25 vezes mais que o peso cubano, utilizado pela população local. Para fazer câmbio no país, o ideal é levar euros, já que, devido ao embargo econômico, dólares podem ser taxados em até 10%.

5. Os preços não têm grande variação

Não importa se o turista compra um mojito no hotel, num bar ou restaurante. O preço dificilmente vai ser muito diferente. Os táxis para qualquer lugar também custam CUC$5, sem taxímetro. Se cobrarem a mais que isso, vale negociar.

6. Os cubanos sabem tudo sobre a própria política e cultura

O taxista, a mulher que vende livros na praça, o garçom… Todo mundo sabe contar a história de qualquer coisa ou lugar que você mencione sobre Cuba. Portanto, aproveite para conversar com eles. Na Praça das Armas encontrei vários vendedores de quadros e livros históricos das décadas de 1920, 1930 e da época da revolução. Conversei com uma das vendedoras e ela me deu uma aula de história! Aí acabei comprando um dicionário castelhano de 1940, caindo aos pedaços – adoro essas coisas! Ela recebeu o dinheiro, agradeceu, fez uma breve oração e beijou a nota. Eram apenas CUC$5, o equivalente a R$20.

7. É permitido fumar em qualquer lugar

Das maiores curiosidades sobre Cuba, me chamou atenção como é permitido fumar em praticamente qualquer lugar. Percebi isso no aeroporto logo ao chegar. Fui ao toilette e o cheiro de cigarro lá dentro era fortíssimo. É assim nos bares, nos restaurantes, no hotel… E, como não poderia deixar de ser, muito desse cheiro vem de charutos.

8. Praias de Cuba: uma das mais lindas do mundo

Fica em Varadero, uma cidade onde não há muito o que fazer além de ir do resort para a praia e da praia para o resort. Portanto, faça questão de pegar um bom resort all inclusive. No meu, o Blau Varadero, pude passar tardes em espreguiçadeiras debaixo de coqueiros, pegar uma piscina, fazer massagem e comer e beber como se não houvesse amanhã! Passava muito tempo também lendo um livro na praia e dando aquela olhada para o mar de vez em quando para ter certeza de que aquilo era de verdade. Aproveitei também para fazer snorkelling e andar em um barquinho onde dava para tomar sol e mergulhar nas águas cristalinas de Cuba. Vida difícil…

9. Música cubana por todos os lados

Eu adoro música cubana! Meu estilo preferido é o sonum tipo de jazz cubano. E a música está em todo lugar! Você está almoçando e tem um grupo de trovadores tocando no restaurante. Depois você está tomando um mojito contemplando o pôr do sol e lá está outro grupo. E à noite, dá pra curtir um som de primeiríssima qualidade em bares e restaurantes.

10. Você sabia que o seguro viagem em Cuba é obrigatório?

Pois é, uma apólice de seguro viagem para Cuba é obrigatório desde 2010, quando o governo local estabeleceu essa requisição para todas as nacionalidades. Você tem duas opções:

  • Contratar a apólice com a seguradora estatal cubana Asistur ao desembarcar, que cobre 25.000 USD em despesas médicas e hospitalares por doença ou acidente, ao custo de 3 a 5 USD dependendo da apólice (a básica, a que inclui atividades de risco e a para idosos)
  • Viajar com o seguro já contratado com uma empresa brasileira habilitada pelo governo cubano a emitir apólices de seguro viagem para o Chile

Eu recomendo a segunda opção, assim você já sai do país com tudo resolvido e viaja tranquilo, além de garantir cobertura durante o próprio voo (quase todos os seguros cobrem extravio de bagagem, por exemplo).

Eu tenho um cupom de 10% de desconto (e mais 5% se você pagar no boleto) para o site SegurosPromo, que contém quase todos os seguros viagem do mercado. Basta você entrar no site, fazer sua cotação, escolher o seu seguro preferido e, no momento de fechar a compra, colocar o código AMANDAVIAJA10.

Entre aqui e faça sua cotação.

Veja aqui todos os posts sobre Cuba

Preparativos para viagem a Cuba
Primeiras impressões da viagem à Cuba
O que fazer em Havana: dicas e melhores atrações
Hotéis e outros tipos de acomodação em Havana, Cuba
Guia completo de Cuba: dicas e roteiro de viagem
Como Kennedy continuou fumando os melhores charutos após decretar o embargo a Cuba

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

[button link=”http://www.segurospromo.com.br/p/amandaviaja/parceiro?tt=resolvasuaviagem” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]SEGURO VIAGEM
todos com desconto[/button] [button link=”http://www.easysim4u.com/?sourceCode=amandaviaja” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]CHIP DE CELULAR
internet ilimitada[/button][button link=”https://www.booking.com/index.html?aid=1208348″ icon=”home” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]HOTÉIS
hostels, pousadas[/button] [button link=”https://www.viajanet.com.br/?utm_source=(www.amandaviaja.com.br)&utm_medium=post%20patrocinado&utm_campaign=(vari%C3%A1vel)&utm_content=(vari%C3%A1vel)” icon=”plane” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]PASSAGENS AÉREAS
em até 10x[/button][button link=”https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=899″ icon=”road” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x[/button][button link=”http://www.airbnb.com.br/c/anoventa” icon=”star” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]AIRBNB
ganhe R$130[/button]